Essa bela história de amizade firmada em Deus si encontra em 1 Samuel capitulo 18.
A Bíblia nos conta que havia uma grande amizade entre Jônatas e Davi e que era um laço de amizade sincera, a palavra de Deus diz que assim que Davi e Jônatas si encontraram criou-se entre eles um laço muito forte de amizade, e Jônatas amou a Davi como a si mesmo.
Então para selar a amizade entre eles, fizeram uma aliança de amizade entre si, e como prova dessa amizade Jônatas deu a Davi sua capa, túnica, espada, arco e cinturão. Porque naquela época essas coisas eram muito importantes.
Deus é Testemunha da Aliança entre Jônatas e Davi
Agora vejamos, Jônatas era filho do Rei Saul, levemos em consideração que Saul desejava a morte de Davi por saber que futuramente ele seria o rei de Israel ungido por Deus. Logo Jônatas deveria ficar do lado de seu pai Saul, pois de acordo com as leis ele seria o sucessor do trono caso algo acontecesse a seu pai ou ele morresse, mas não era assim que Jônatas pensava e ao invés de invejar e tentar destruir Davi, preferiu criar um laço de amizade sincera com ele e que agradasse a Deus. Jônatas passa agora a proteger Davi, ensiná-lo a usar a armadura e ele vê em Davi um grande amigo, um irmão, Jônatas não si importa si ele iria ou não ficar com o trono e ser rei em Israel, mas leva em conta a amizade entre eles, a lealdade e confiança.
Era uma Amizade de Riscos
1Samuel 20:33 "Então Saul atirou a sua lança contra Jônatas para matá-lo. E assim Jônatas compreendeu que o seu pai estava mesmo resolvido a matar Davi."
Hoje em dia ninguém está disposto a ter uma amizade que passe por dificuldades e riscos, o que importa e si essa amizade tem algo a oferecer ou não, por que si não tiver na certa não haverá mais amizade da parte de determinadas pessoas. Não foi assim que aconteceu com a amizade entre esses dois jovens, eles si defendiam um ao outro, não si importando com a situação ou circunstância.
A amizade entre eles era tão forte que levou Jônatas a arriscar a vida por Davi (1Samuel 20:33), porém Jônatas tinha dificuldade em aceitar que seu pai queria ver Davi morto (1Samuel 20:02).
Comentários
Postar um comentário